segunda-feira, 20 de julho de 2009

Escola de Bauhaus e a Comunicação Empresarial.


Poderíamos entender que Bauhaus tenha influenciado apenas a Comunicação Empresarial no que toca ao designer e isso seria quase que cometer uma tramóia no entendimento de uma sociedade se não plena, mas altamente influenciada pelos aspectos visuais.
Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir artes e produzir artesanato e tecnologia. A máquina era valorizada, e a produção industrial e o desenho de produtos tinham lugar de destaque.
A linguagem na atualidade da comunicação empresarial está inserida num contexto que vai do eletrônico ao pessoal. Quer dizer, ao mesmo tempo em que estamos falando de um marketing de relacionamento cada vez mais baseado no digital e recheado de ferramentas como email marketing, site, podcast e mais recentemente o iphone, também temos vários desafios no endomarketing para vencer como clima, integração, pessoalidade e interelacionamento que conspiram por uma dedicação física e material entre empresa e profissionais.
Além de uma metodologia que buscava na prática um instrumento de conhecimento, Bauhaus deixa um legado para a Era da Inovação extraordinário. A Comunicação, seja em qual âmbito da linguagem que esteja sendo empregada, tem função preponderante de promover a comunhão social, eliminando praticamente a distinção entre os papéis hierarquizantes, no que tange a empresa, como o de diretores, gerentes, supervisores, colaboradores e mesmo fornecedores e clientes. É preciso que todos, mas todos mesmo, eles tenham voz e sejam produtores de mensagens, para que nessa co-autoria, se comprometam pelas marcas que trabalham ou pela qual são usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário