segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sound Branding. Comunicação que Toca.

Já não podemos virar os ouvidos para uma evidência. Somos uma sociedade que se sente muito mais atraída no primeiro momento por sons e imagens. Não imagino que essa realidade seja uma peculiaridade de adolescentes e jovens adultos, mas me parece relacionada com a vida moderna e suas inúmeras possibilidades de distrair. Contemos nossa atenção para o que é estritamente necessário e como as agendas de todos nós está lotada do estritamente necessário muito da comunicação empresarial tem sido deletada por não conter um apelo mais dinâmico.
O Sound Branding como ferramenta de comunicação é uma política estratégica com passos bem definidos. Faz-se um estudo minucioso sobre a marca, analisando desde seu histórico até o universo em que ela transita. Esse estudo se transforma em música a ser aplicada em todos os pontos de contato com a marca, entre eles a logo sonora (que passará a acompanhar a logo visual), trilhas para Radio/TV, site, ring tones, atendimento telefônico, vídeos institucionais e nova mídias.
Estima-se que em ações de comunicação, projetadas ou já desenvolvidas, as que inserem som tem uma capacidade de fidelização da mensagem na ordem dos 30% maior do que as que não utilizam os mesmos recursos. O número é avançado pelo livro Brand Sense, assinado pelo especialista em marketing Martin Lindstrom, que salienta ainda que 65% da nossa percepção é alterada quando exposta a uma sonoridade positiva.
O que temos visto é que os mesmo cuidados que são tomados na realização de branding marketing, quando se trata de criar ou desenvolver ferramentas e peças para mídias gráficas, são totalmente abandonados no que diz respeito à sonoridade de eventos de endomarketing, nas lojas presenciais e virtuais, nos comerciais para TV e rádio, no site, nos emails marketings, na comunicação digital. Enfim, é uma verdadeira salada de fruta que está muito mais pelo gosto de quem faz do que uma estratégia alinhada à identidade de clientes e usuários.
Uma experiência única e peculiar é o que busca incessantemente uma comunicação de resultados. Se dispersarmos nossa comunicação em gênero, número e grau, provavelmente o lugar que desejamos chegar, ser memoráveis em nossos clientes, seja tamanha confusão que ele não consiga nos diferenciar de A ou de B. Nessa janela é estar colocando dinheiro pela janela.

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